04/05/2021 - 20h28
Ahgora investe em autonomia, liderança e ousadia como pontos-chaves para o sucesso
A empresa catarinense Ahgora Sistemas, especializada em soluções de tecnologia para RH, renovou sua cultura dando mais ênfase em ousadia para inovar, aprendizado constante no processo de tentativa e erro, encantamento como consequência da atuação dos times e autonomia dos colaboradores na resolução de situações. “Objetividade. Esse é o segredo para a efetivação da cultura da Ahgora. Assim, demos foco nos principais pontos da nossa gestão de pessoas, e com essa simplificação, tornou-se mais fácil expandir para mais pessoas nossos costumes e o DNA da empresa. Além disso, a clareza permeia tudo, onde qualquer um dos colaboradores, apenas vendo os pontos, vai entender os nossos princípios", afirma Lázaro Malta, CEO da Ahgora.
Segundo ele, todos têm a oportunidade de crescer e trilhar um caminho de sucesso. "É permitido experimentar, criar, se superar. Geramos empregos, mas também movimentamos vidas. São pessoas ativas, que dedicam o seu aqui e agora para a empresa. E ajudam outras pessoas através da tecnologia", complementa.
A empresa é orientada pela metodologia de OKR, que propicia a clareza dos objetivos e ações para alcançar o crescimento e a evolução dos colaboradores. A abordagem cria alinhamento interno e engajamento da equipe em torno de metas mensuráveis e recompensadas conforme a performance dos profissionais. De acordo com Malta, os times são desafiados a se superarem sempre para crescer profissional e pessoalmente. Para a disseminação dessa cultura, o processo na Ahgora é sempre iniciado pelas lideranças, através de exemplos.
Com a chegada da Covid-19 a força da cultura organizacional foi colocada à prova em todas as empresas. Na Ahgora não foi diferente, mas, de acordo com o CEO, como outros momentos difíceis, a pandemia acabou se transformando em uma oportunidade de crescimento.
“Aqui, aceitamos desafios. No início da pandemia, por exemplo, encaramos o compromisso de lançar uma ferramenta que ajudasse o mercado a encarar o home office em um período em que também tivemos que fazer trabalho remoto, algo que nós mesmos ainda não dominávamos", conta Malta.
Outro desafio gerado pela pandemia foi a gestão dos colaboradores a distância, amenizado com a tecnologia. O executivo diz que, com o distanciamento físico, foi preciso dinamizar a comunicação para a manutenção dos valores. Não só isso: no médio prazo, tem feito toda a diferença para manter as pessoas em home office motivadas e engajadas.
"Temos metas ousadas e incentivamos essa ousadia. Entendemos que é preciso fazer mais, diferente e melhor para alcançarmos o sucesso. Trabalhamos para transformar a vida das pessoas através da tecnologia. E sabemos que tudo deu certo quando conquistamos sorrisos. É isso que nos move", finaliza o CEO.
Foto de abertura: Karolina Grabowska/Pexels
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