15/12/2020 - 15h41
Publieditorial - Liderança Inteligente
Por Diogenes Carvalho Lima*
O ser humano continua sendo o principal diferencial competitivo das organizações e, por essa razão, devemos investir no potencial das pessoas, buscando despertar nelas mais interesse e motivação pelo trabalho.
Como líderes temos a obrigação de fazer com que nosso pessoal se comprometa com a empresa. E devemos fazê-los ter orgulho do trabalho e da empresa que pertencem. Eles devem vestir o boné (afinal, os esportes que utilizam boné são os que melhor remuneram seus atletas, como golfe, tênis e Fórmula 1… risos).
A motivação se dá através do reconhecimento e da valorização, tratando as pessoas com dignidade, respeito e compreensão. Acredite, elas não vão te deixar.
Os líderes devem incentivar a criatividade, pois a maior riqueza para uma organização são as pessoas que pensam e compartilham internamente esae pensamento, portanto, é vital gerar esse tipo de reação.
O objetivo de toda e qualquer empresa é colocar o cliente no topo para maximizar os resultados, então é necessário que as pessoas estejam em primeiro lugar. A satisfação do cliente começa com a motivação e engajamento das pessoas, e assim o resultado para o acionista será uma consequência destas atitudes.
Mesmo tendo essa postura, o líder precisar identificar as razões das pessoas não estarem dando o seu melhor.
Muitas vezes, as pessoas não dão o seu melhor porque não SABEM o suficiente para executar suas habilidades de forma extraordinária; porque não PODEM realizar as tarefas devido às “amarras” burocráticas ou “hierárquicas” existentes na organização ou ainda porque não QUEREM dar o seu melhor.
As duas primeiras situações estão diretamente ligadas à liderança e à cultura da organização, para a última, as razões podem ser as mais variáveis possíveis, mas na maioria das vezes as pessoas não querem, pois não foram envolvidas, comprometidas e motivadas, e essa é uma tarefa do Líder.
Se você quer ser um Líder Inteligente, pense nisso.
*Diogenes Carvalho Lima é diretor Comercial e de Marketing da Novitá Alimentação
Foto de abertura: Lilabi Fotografia
Deixe seu comentário: