Notícia

Artigos

24/12/2018 - 10h00

Comunicação inspiradora, equipes excepcionais

Por Dra. Cristiane Romano*
 
Natal é um recomeço, uma oportunidade de fazer diferente. O próprio significado da data, para o catolicismo, é o nascimento de Jesus. Que tal, então, renascermos juntos, repensarmos nossas metas, nossas dificuldades e, por que não, nossa comunicação?
 
É por meio da comunicação que passamos para nossa equipe todas as aspirações, exemplos e metas. Mas, só conseguiremos transmitir, de fato, nossa mensagem, se nessa comunicação inserirmos nossos sentimentos verdadeiros. Daí, mais que comunicar, conseguiremos inspirar.
 
E o que significa inspirar seus colaboradores?
 
É realizar uma liderança comunicativa, atuando diretamente na transformação da maneira como cada integrante da sua equipe pensa e age, para que possa desenvolver suas tarefas em um ambiente de trabalho saudável, com o alinhamento dos objetivos pessoais e organizacionais e, com isso, conquistar o sucesso almejado como um todo.
 
Como posso realizar uma comunicação inspiradora?
 
É importante expor ideias, relatar fatos relativos às atividades de maneira clara, competente e inteligível, proporcionando um diálogo eficaz. Evite levar para o diálogo a carga emocional estressante que ocorre por meio dos problemas rotineiros. É importante o equilíbrio das emoções negativas, porém, sem impedir sua expressão.
 
Quando estiver com uma dificuldade em equipe, pare por um instante e a faça pensar, fazendo perguntas. Desta forma, os ouvintes pensam e se conscientizam do que está acontecendo, estimulando conversas reflexivas e provocando pensamentos produtivos e com possibilidades diversas.
 
Crie um ambiente de respeito e liberdade para expor ideias, sugestões e participação de todos. Não julgue, não rotule. Incentive todo o tempo. O ser humano precisa de motivação, por isso é fundamental reconhecer a importância de cada pessoa de sua equipe. Lembre-se de que ela só será unida e terá alta performance se conviver com o binômio “reconhecer e ser reconhecido”.
 
Utilize esta época de final de ano para despertar em sua equipe interesse, um “algo a mais”. Somente desta maneira 2019 será produtivo e com resultados positivos.
 
*Dra. Cristiane Romano é fonoaudióloga, mestre e doutora em Ciências pela USP e pós-graduada em Voz e Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-Minas