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29/03/2023 - 11h18

Liderar times complexos se tornará uma condição

A diversidade traz benefícios, mas também complexidade na sua gestão, diz especialista

 

 

 

Por Fernando Arbache*

 

 

A pandemia foi um evento global que impactou empresas e pessoas de formas positivas e negativas. Quando menciono isso, muitos perguntam como alguém ou uma empresa pode ter sido beneficiada positivamente com algo que foi fatal para milhões de pessoas?

 

Todos os eventos inesperados podem trazer ameaças, mas também oportunidades, como observamos na história da humanidade.

 

O PIB nominal norte-americano teve um crescimento de aproximadamente 141% ao longo da Segunda Guerra. Nesse mesmo período, o desemprego caiu de 8,1% para 0,7%.

 

Uma das áreas que recebeu maior investimento nesse período foi a de inovação tecnológica. Apenas o projeto Manhattan, responsável por pesquisar inovações bélicas, teve um investimento de US$ 2 bilhões, empregando aproximadamente 100 mil pessoas.

 

Os Estados Unidos, nesse período, aprenderam a produzir em escala e reduzir custos, possibilitando o consumo cada vez maior de todas as classes sociais.

 

Essa inclusão gerou mais renda, transformando o país na maior potência econômica do globo. Em 1950, o PIB nominal dos Estados Unidos já chegava aos US$ 300 bilhões de dólares.

 

Muitas empresas, principalmente as de tecnologia, tiveram crescimentos fenomenais ao longo da pandemia. Por exemplo, a receita do Zoom no último trimestre de 2019 foi de US$ 188 milhões. No mesmo trimestre de 2020, o Zoom já havia alcançado uma receita de US$ 883 milhões. Em 2021, atingiu receitas de US$ 956 milhões no primeiro semestre e de mais de US$ 1bilhão no segundo. Empresas como Apple, Google e Amazon mostraram crescimentos robustos ao longo desses dois anos. Várias empresas chinesas mostram o mesmo desempenho em 2020 e 2021, como a Huawei e Alibaba Group.

 

Essas empresas focaram igualmente em tecnologia para crescer nesse período pandêmico, assim como os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Portanto, podemos resumir que basta investir em tecnologia para crescermos em períodos turbulentos, como uma guerra ou uma pandemia? Obviamente, não.

 

A tecnologia como um meio de entregar valor para as pessoas

O que todos estes exemplos podem nos mostrar é que o principal investimento não foi em tecnologia, mas, sim, em pessoas com capacidade de enxergar oportunidades e saber "em que tecnologia investir".

 

A tecnologia é um meio para entregar valor para as pessoas, não um fim.

 

Entender o que o mercado deseja e saber usufruir das tecnologias corretas é a forma que se tem para crescer em momentos de crise. A maioria dessas empresas não desenvolveu nenhuma tecnologia extraordinária. São organizações que compreenderam o que o mercado necessitava e adaptaram o que já existia para entregar valor aos clientes.

 

Mas, como dito anteriormente, para fazer isso precisamos de pessoas que enxerguem além do óbvio.

 

A situação complexa que vivenciamos não havia ocorrido anteriormente, ou seja, uma pandemia em um mundo imerso em tecnologia.

 

Esta situação se difere, por exemplo, da gripe espanhola, em 1918, em plena Primeira Guerra Mundial e em um mundo totalmente analógico, gerando oportunidades totalmente distintas do que temos hoje.

 

Se houver uma pandemia daqui a 100 anos, certamente o contexto será totalmente diferente do de hoje. Isso vai gerar oportunidades totalmente distintas das que foram percebidas até agora.

 

A importância da diversidade nas equipes

Portanto, a visão de oportunidade está muito associada à capacidade de observar o que vai acontecer e não o que já aconteceu. Ou seja, precisamos antecipar tendências em um momento totalmente novo, que não está associado a cenários anteriores. Essa capacidade de enxergar o novo ainda é um privilégio humano.

 

Dessa forma, para que consigamos evoluir e crescer é necessário ter equipes capazes de compreender o novo contexto e criar diante da adversidade. Essas equipes precisam ir além e ser multidisciplinares e multiculturais, ou seja, com pessoas com diversas visões, vivências e experiências.

 

Essa diversidade torna possível olhar um problema em diversos ângulos, possibilitando uma visão com vários pontos de vista a respeito de um mesmo problema. Ela traz benefícios, mas também complexidade em sua gestão.

 

São diversas pessoas pensando diferentemente, com pensamentos, histórias e ideias distintas para solucionar um mesmo problema. Isso pode gerar diversos conflitos.

 

Além disso, essas pessoas vão avaliar algo que ainda não foi feito. Não sabem muito bem qual caminho seguir quando o projeto se inicia, sendo necessário avaliar continuamente o que fazer e como fazer. Essas equipes navegam em um Domínio Complexo, considerando o modelo Cynefin de Dave Snowden, no qual o ambiente é de imprevisibilidade.

 

É necessário procurar pessoas que tenham comportamentos complementares, para que possam juntas atingir as capacidades de inovação. Isso é observado por Jeffrey H. Dyer, Hal Gregersen, e Clayton M. Christensen, em seu artigo The DNA Innovators, publicado pela Harvard Business Review.

 

Como ter times inovadores e motivados?

Para formar um time realmente inovador, precisamos ter cinco comportamentos presentes, não em uma pessoa, mas na equipe: associar; questionar; observar; experimentar e fazer networking.

 

Esses comportamentos precisam ser mensurados em pessoas, avaliados e entendidos, para que possamos formar esses times completos. Após encontrar essas pessoas, teremos de liderá-las. A diversidade tornará a liderança complexa, intensa e propositiva.

 

 

*Fernando Arbache é o fundador d HR tech Arbache Innovations

 

Foto: Divulgação