
31/03/2025 - 10h56
Mentoria e liderança: o papel dos profissionais seniores na formação de novos líderes
Para Carlos Sganzerla, o desenvolvimento de lideranças depende de um processo estruturado de mentoria
Por Carlos Sganzerla*
É comum que muitas empresas, principalmente as PMEs e startups, encarem dificuldades em identificar e desenvolver talentos de liderança, o que cria lacunas no planejamento de sucessão e no crescimento organizacional. Programas de mentoria oferecem uma solução prática para solucionar esse problema, promovendo o desenvolvimento de líderes e preparando os colaboradores para assumir maiores responsabilidades.
A importância da mentoria
A mentoria tem recebido bastante atenção nos últimos anos devido ao seu alto impacto no desempenho dos negócios. Além de ser útil para melhorar o desempenho organizacional, também auxilia na transferência do conhecimento de profissionais experientes para menos experientes ou inexperientes, resultando em maior produtividade, melhor satisfação no trabalho e maior retenção de funcionários.
Uma pesquisa global realizada pelo serviço analítico da Harvard Business Review, com 665 gerentes de Recursos Humanos de diversas organizações, que incluiu empresas brasileiras, revelou que há um consenso quase unânime de que a mentoria está entre as técnicas altamente eficazes no desenvolvimento de lideranças.
Mais do que apenas conselhos
A mentoria vai além de conselhos; é uma ferramenta estratégica para a transferência de conhecimento, o desenvolvimento de habilidades e a criação de oportunidades tanto para os mentorados quanto para os mentores. Com um programa de mentoria, os mentorados têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades de liderança enquanto aprendem sobre o funcionamento da empresa. Ao interagir com mentores experientes, eles recebem insights valiosos sobre tomada de decisão, planejamento estratégico e comunicação eficaz.
O desenvolvimento de líderes dentro das empresas depende de um processo estruturado de mentoria. No entanto, nem todas as empresas têm recursos para investir em um programa formal. Outro problema enfrentado é que os líderes seniores da empresa podem descartar a ideia de mentoria por estarem ocupados com assuntos críticos para o negócio ou não possuem o perfil para compartilhar conhecimento.
O que fazer então?
A contratação de executivos seniores sob demanda, conhecida como "C-level as a service" ou “senior as a service”, tem se consolidado como uma tendência crescente no mercado brasileiro. Esse modelo permite que empresas de diversos portes acessem expertise estratégica de alto nível de forma flexível e alinhada às suas necessidades específicas.
Estudos indicam que o mercado de "C-level as a service" está em expansão e projeta-se que atinja R$5,7 bilhões até 2032. Essa tendência reflete a busca das empresas por eficiência e vantagens financeiras, enquanto os executivos seniores optam por trabalhar por projetos, valorizando a flexibilidade que esse modelo oferece.
Benefícios da mentoria para o futuro das empresas
A mentoria contribui para o desenvolvimento de habilidades de liderança, promove a transferência de conhecimento e prepara os colaboradores para assumir maiores responsabilidades, fortalecendo a cultura organizacional e impulsionando o crescimento empresarial.
A contratação de executivos seniores sob demanda para programas de mentoria representa uma oportunidade estratégica para as empresas que buscam alavancar seu desempenho e garantir uma liderança sólida e preparada para os desafios futuros.
*Carlos Sganzerla é sócio-fundador da Átina Consulting
Foto: Divulgação/Átina Consulting