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31/01/2024 - 09h10

Especialista elenca cinco atitudes para aprimorar a escuta ativa

Saber lidar com o silêncio está entre elas, de acordo com Thais Gonzales, da Interhunter Academy

 

 

Você sabia que o conceito de escuta ativa surgiu a partir do campo da psicologia e da comunicação interpessoal? Uma das influências significativas foi o psicólogo Carl Rogers, que enfatizava a importância da empatia e da compreensão nas relações humanas. Ele foi uma das referências para o psicólogo Marshall Rosenberg, o sistematizador da comunicação não violenta, que propôs um modelo de comunicação que valoriza a escuta empática e, assim, abre caminhos para a expressão autêntica de sentimentos e necessidades em busca soluções colaborativas.

 

“A escuta ativa é uma habilidade essencial na comunicação não violenta, pois permite a compreensão profunda dos próprios sentimentos e necessidades em harmonia com o que é importante para a outra pessoa”, explica Thais Gonzales, especialista em comunicação empática e trainer da Interhunter Academy, consultoria de educação corporativa.

 

Segundo ela, ouvir atentamente e mostrar interesse verdadeiro no que o outro diz são formas de gerar conexão na comunicação. “A escuta ativa nos ajuda a evitar respostas defensivas, a sair de um comportamento agressivo e a fazer julgamentos. É uma habilidade essencial para promover relações saudáveis na vida e no trabalho”, acrescenta Thais.

 

A escuta ativa envolve quatro princípios fundamentais:

 

► Estar presente é o primeiro passo: observe a sua atenção, pensamentos e sentimentos. Depois, busque a conexão com as necessidades da outra pessoa;
 

 Acolher o que escuta: tenha consciência do que chega até você;
 

  Colaboração e conexão: refaça o que escuta com cuidado;
 

Desapego: deixe de lado diagnósticos, rótulos e crenças. Tenha a consciência de que os seus julgamentos não são verdades.

 

“A escuta ativa é um ato de generosidade, respeito e empatia que nos ajuda a criar um ambiente seguro e acolhedor para a expressão de ideias, o desenvolvimento de soluções criativas e a resolução de conflitos”, ressalta a especialista.

 

Essa é uma habilidade e, portanto, pode ser aprimorada. Para começar, pratique as cinco atitudes a seguir:

 

1- Mostre empatia: use expressões, como “escuto o que você me diz”, “parece que isso é importante para você”, “me conecto com essa necessidade”;

 

2- Aprenda a lidar com o silêncio: você não precisa falar, dar soluções ou fazer comparações para que o outro se sinta melhor. Escutar é lidar com o silêncio também;

 

3- Evite distrações: concentre-se totalmente no que a pessoa está falando sem pensar nos problemas que você tem para resolver;

 

4- Faça perguntas: demonstre interesse para entender melhor a situação e, assim, a comunicação será mais eficaz;

 

5- Não interrompa nem antecipe o pensamento da pessoa: deixe que ela termine de falar. Então, você pode checar se escutou corretamente o que ela quis comunicar.

 

 

Foto: Shutterstock