29/11/2023 - 14h25
Lideranças femininas representam 40% dos cargos de gestão da Kraft Heinz na América Latina
Na agenda global de diversidade, um plano integrado visa promover executivas a C-levels na região
Com foco na equidade de gênero, a fabricante de alimentos Kraft Heinz vem fomentando a ascensão das mulheres a cargos de liderança na América Latina, região fortemente marcada por barreiras na valorização profissional das mulheres. Com ações focadas em uma cultura de diversidade e inclusão, a empresa já possui 40% de liderança feminina na região.
As transições dessas lideranças acontecem em um período de expansão dos negócios e fazem parte da agenda prioritária da companhia, cuja meta global é atingir 50% das posições de gestão preenchidas por mulheres até 2025.
Em 2023, a América Latina passou a contar com uma nova CEO no México, Angelines Diez, que se tornou a primeira mulher a ocupar esse cargo em operação latino-americana da Kraft Heinz e já foi incluída cinco vezes no ranking das 100 mulheres mais influentes do país. Também foram nomeadas no bloco duas CFOs: Fernanda Barrocal para atender o Brasil e Elizabeth Varela para South America, unidade com base no Chile, que é responsável também pela distribuição para Colômbia, Peru, Equador, Argentina, Paraguai e Uruguai. Na Venezuela, unidade operacional com mais tempo em atividade na região, prestes a completar 64 anos, a diretoria de Marketing foi atribuída também neste ano à executiva Gloria Gaester.
Segundo o relatório Women in the Workplace 2023, da consultoria McKinsey, as mulheres latino-americanas figuram como as últimas profissionais a receberem um aumento nas empresas dentre todos os grupos de mulheres, e ainda são as que enfrentam distâncias maiores para ocuparem cargos de liderança executiva, representando atualmente a proporção de apenas 1% do total.
"Essas transições evidenciam maturidade da empresa de atribuir papéis de protagonismo a mulheres, em setores vitais para o crescimento do grupo na região. Isso só é possível quando se vence no âmbito da cultura organizacional os estigmas sociais profundos inerentes a sociedade e a cultura de cada país. Em paralelo, essas executivas reforçam a prática da equidade em cada local, e ajudam a transformar crenças e valores distorcidos sobre o potencial de toda mulher", diz Flávia Caroni, vice-presidente Latam de People da companhia.
A executiva é responsável pelos processos de integração de uma dezena de países na região. Além dela, outras duas mulheres também desempenham cargos de chefia de âmbito regional, que são Ana Paula Costa e Silva, a vice-presidente Latam de Legal & ESG da Kraft Heinz, e Carolina Wosiack, diretora de Estratégia e Transformação Latam.
Por meio de uma narrativa institucional especialmente elaborada para a região, chamada de Alimentando um Futuro com Mais Sabor, a Kraft Heinz assume compromissos que incluem ações para fomentar o crescimento em três pilares corporativos: Negócios, People e Impacto (foco social).
O pilar People engloba o desenvolvimento da cultura organizacional com ênfase na diversidade e inclusão, valorização dos talentos locais e promoção das boas práticas corporativas.
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