15/03/2024 - 12h53
Otis Brasil se une ao Fórum Empresas com Refugiados da ONU
Com a adesão, empresa formaliza o compromisso de contratação de refugiados, como Sara Marta, de Luanda
Fabricante de elevadores e escadas rolantes, a Otis Brasil agora é membro do Fórum Empresas com Refugiados da ONU, como parte do seu compromisso de oferecer oportunidades inclusivas.
O Fórum é uma iniciativa conjunta da Acnur (Agência da ONU para Refugiados) e do Pacto Global da ONU Brasil. As empresas que são membros se comprometem em apoiar a inclusão de pessoas refugiadas no mercado de trabalho. Visa promover a troca de experiências, ações de capacitação para a contratação de pessoas refugiadas e compartilhamento de boas práticas na inclusão dessas pessoas refugiadas nos ambientes de trabalho e na sociedade, assim como outros tipos de experiências que apoiam esta população. Além disso, a Otis é signatária global do Pacto Global da ONU.
“Ao nos tornarmos um membro do Fórum, formalizamos as ações que já colocamos em prática pela inclusão e pela contratação de pessoas refugiadas, bem como pela igualdade de oportunidades”, disse Cristiane Fiorezzi, diretora de RH para a América Latina da Otis.
Um exemplo dessas ações é uma colaboração estabelecida desde 2022 com a Missão Paz, instituição filantrópica de apoio e acolhimento a imigrantes e refugiados na cidade de São Paulo. Foi por meio desta iniciativa que angolana Sara Marta (foto) se juntou à Otis Brasil em 2023 como montadora eletromecânica. Ela veio para o Brasil com a família e foi à Missão Paz procurar trabalho e fazer ou currículo. “Lá me indicaram para a vaga da Otis. Aqui me acolheram bem, me tratam com respeito e com ética. Não me senti diferente de ninguém. Encontrar trabalho é muito difícil, então sou muito grata pela oportunidade e pela confiança que me deram”, conta a profissional.
Foto: Divulgação/Otis