06/06/2024 - 12h04
Iniciativa da Infojobs une empresas e ONGs para empregar pessoas em situação de vulnerabilidade
Em parceria com clientes, a HR tech promove encontros de recrutamento e seleção
Com o objetivo de aproximar as vagas de emprego de profissionais em situação de vulnerabilidade para além das soluções digitais, a HR tech Infojobs, promove o projeto Infojobs Conecta. Por meio da iniciativa, empresas clientes da HR Tech, que possuem vagas de emprego disponíveis, separam oportunidades exclusivamente para o projeto, enviam suas equipes de RH até as instituições selecionadas e realizam um mutirão de recrutamento e seleção.
“Dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua) mostram que há 8,3 milhões de pessoas desempregadas no Brasil. Muitas delas vivem em situação de vulnerabilidade social e enfrentam dificuldades para se colocarem no mercado. Mas, como resolver um problema que depende de diversas questões, como acesso à educação de qualidade, infraestrutura e, principalmente, oferta de oportunidades? É um desafio com multifacetas, que exige apoio governamental, mas que podemos contribuir como comunidade e empresa. Foi pensando nisso que estruturamos o projeto”, diz Ana Paula Prado, CEO do Infojobs.
As edições já realizadas do projeto aconteceram em parceria com as ONGs Luta pela Paz, Cruzando Histórias e G10 favelas, na região metropolitana de São Paulo, e contaram com as empresas Femme Laboratório da Mulher, a rede de escolas Fadelito, Brasanitas e Lojas Americanas. Até agora, foram mais de 300 profissionais impactados e 61 selecionados para as próximas fases dos processos seletivos.
Amanda Tsai foi uma das pessoas que conseguiu colocação por meio do projeto. Desempregada há cerca de seis meses, ela encontrou uma oportunidade na área de Atendimento ao Cliente. Após uma entrevista com o departamento de RH do laboratório Femme, começou a trabalhar em março. “A empresa oferece um treinamento de três dias. Após treinamento, comecei a atuar no setor. Muitas dúvidas surgiram, mas tanto as líderes quanto as outras atendentes foram bem atenciosas em me ajudar com as dúvidas”, explica.
Ana Paula Neves, que estava desempregada há cinco anos, também encontrou uma oportunidade na área administrativa. “O processo seletivo foi tranquilo. Eu tive a entrevista na Cruzando Histórias e depois um teste por telefone com o Femme. Comecei a trabalhar em março. Os primeiros dias foram supertranquilos e me senti bem acolhida”, conta.
Para a escolha das instituições, o Infojobs mapeia as ONGs que possuem interesse em promover essas conexões, o perfil dos profissionais e as vagas exclusivas para o projeto, para aumentar as chances de contratação desde o primeiro contato.
A tecnologia do Infojobs fica responsável por toda triagem dos currículos e os profissionais de RH das empresas convidadas fazem as entrevistas e análises mais detalhadas, entendendo questões específicas para a posições e habilidades necessárias.
A partir do Projeto Conecta, as empresas seguem com os processos seletivos por meio do software de recrutamento Pandapé, da própria Infojobs. A plataforma auxilia na contratação e treinamento, sempre mantendo contato direto com os profissionais, por meio de suas soluções de ATS (ferramenta de recrutamento e seleção) e HCM (gerenciamento de capital humano).
Atualmente o site Infojobs possui mais de 500 mil vagas abertas cadastradas e mais de 35 mil empresas contratando por meio da plataforma. Ana Paula conta que o projeto já estuda parceria com novas empresas para promover empregabilidade no Brasil.
Foto: Freepik