Notícia

Diversidade & Inclusão

12/08/2024 - 16h50

Cogna aposta em ações de aceleração da carreira de suas colaboradoras

Iniciativa faz parte dos compromissos da companhia de promover equidade em cargos de liderança

 

Com o lançamento do Programa de Desenvolvimento de Mulheres na Liderança, o grupo educacional Cogna  ampliou as iniciativas para aumentar as oportunidades de crescimento profissional e promover a diversidade e equidade dentro da organização.

 

O novo programa tem como objetivo fortalecer e estimular as habilidades e as competências para que as colaboradoras possam dar o próximo passo na carreira de liderança na empresa. Participam da iniciativa 20 coordenadoras de times corporativos, sendo 40% mulheres pretas e pardas.

 

Ao longo dos 10 meses, elas terão a oportunidade de explorar as 16 trilhas que contam com avaliações de desenvolvimento específicas. A carga horária é de 21 horas, divididas em aulas assíncronas e workshops ao vivo. Esse percurso é fundamentado em uma pesquisa validada por Harvard e implementada pela Todas Group, programa de aceleração feminina parceira da Cogna na implementação da iniciativa, destacando 16 competências compartilhadas por lideranças femininas, como, por exemplo, adaptabilidade, desenvolvimento de equipe, negociação e influência e pensamento crítico.

 

Elas são acompanhadas de perto por líderes e terão suporte contínuo da área de Gente e Cultura e da liderança direta. Além disso, as participantes do programa serão incluídas em processos seletivos estratégicos e participarão de fóruns mensais com especialistas, garantindo um ambiente propício ao desenvolvimento de suas carreiras.

 

Segundo o Panorama Mulheres na Liderança de 2023, do Talenses Group e Insper, nos últimos anos houve um aumento na presença feminina nos conselhos de administração, de 10% em 2017 para 21% em 2023, e uma proporção maior de vice-presidentes mulheres, que subiu de 18% para 34% no mesmo período. No entanto, o crescimento é mais gradual para diretoras, com a proporção evoluindo de 21% para 26% no período analisado.

 

Para Beatriz Sairafi, sócia e vice-presidente de Gente, Cultura e Comunicação da Cogna, diante do atual cenário, é importante encontrar formas efetivas de realizar ações afirmativas e intencionais, para que elas sejam perenes e alcancem mais pessoas. "É preciso cada vez mais oferecer oportunidades de crescimento para o público interno. A troca de experiências na formação de lideranças é muito benéfica e, quando falamos de mulheres ocupando espaço, é uma chance de atingirmos um novo patamar de equidade, instigando outras empresas a agirem da mesma forma."

 

TRAINEE AFIRMATIVO

Outra iniciativa da Cogna é o Programa de Trainee Afirmativo, desenvolvido em parceria com a consultoria Indique Uma Preta. A ação recebeu mais de 2 mil inscrições e contou com a participação de 13 mulheres, que, durante 18 meses, puderam atuar no formato de job rotation das áreas designadas, tiveram acesso a cursos de curta duração, bolsas de pós-graduação, palestras, mentorias e encontros com especialistas para promover o impacto positivo na formação de mulheres negras para o mercado de trabalho. Ao final do programa, nove trainees foram promovidas para ocupar cargos de liderança e especialistas.

 

Ainda, para apoiar as novas lideranças feminina, a companhia investiu em treinamento e desenvolvimento de suas líderes, que ocupam cargos de diretoria e gerência sênior no corporativo. As executivas atuam como mentoras das participantes do Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina, assim como foi realizado no Trainee Afirmativo.

 

 

Foto: Shutterstock