25/10/2024 - 11h28
Com 20% da liderança formada por profissionais 50+, TIM se destaca no mercado global em D&I
Programa de Inclusão Geracional da empresa impulsiona inovação por meio da diversidade etária
Parte da estratégia de Diversidade e Inclusão (D&I) da TIM, que tem como objetivo reforçar a cultura inclusiva para todas as idades, o Programa de Inclusão Geracional vem promovendo o desenvolvimento de novas habilidades e a integração de profissionais 50+ em seu quadro de colaboradores, valorizando a diversidade geracional e a longevidade na carreira.
Com representatividade acima da média de mercado, a empresa se destaca com 10% de seu quadro de colaboradores composto por profissionais 50+, superando a média de 3% a 5% das demais companhias de grande porte. "A TIM se orgulha em ser referência global em inclusão e diversidade, cuidando de todas as gerações, com a mesma atenção e respeito. Nosso compromisso é criar um ambiente de trabalho onde cada pessoa, independentemente da idade, siga evoluindo na carreira, aprendendo novas habilidades e compartilhando conhecimentos”, destaca Alan Kido, gerente executivo de Cultura, Educação e Diversidade e Inclusão da TIM Brasil.
Ele conta que o programa acelera o desenvolvimento digital e potencializa o talento de colaboradores a partir de 50 anos, sem reforçar estereótipos e respeitando a história e experiência de cada pessoa. “creditamos que, ao valorizarmos a diversidade etária, fortalecemos nossa cultura inclusiva e construímos um futuro mais sustentável e inovador para a TIM”, completa o executivo.
O programa conta com uma trilha de desenvolvimento comportamental e técnico, envolvendo conteúdos de autoconhecimento, empoderamento profissional, abertura a mudanças, futuro do trabalho, transformação digital, novas tecnologias e longevidade. Além disso, estimula o respeito e a conexão entre as diferentes gerações que trabalham em parceria como elemento fundamental para a troca de experiências, conhecimentos e aprendizagem mútua para superar desafios.
Atualmente, cerca de 26% da população brasileira é composta por pessoas com 50 anos ou mais, sendo 20% delas economicamente ativas. Em um cenário em que quatro gerações trabalham juntas pela primeira vez na história, muitas organizações ainda hesitam em contratar profissionais mais velhos, por percepções equivocadas sobre sua capacidade de adaptação tecnológica e flexibilidade; na TIM, além dos 10% de profissionais 50+ no quadro de colaboradores, 20% das posições de liderança são ocupadas por pessoas dessa faixa etária.
Com ações assim, pelo quarto ano consecutivo, a TIM foi reconhecida como uma das empresas mais diversas e inclusivas do mundo, conquistando a segunda posição global e a liderança dentro do setor de telecomunicações no FTSE Russell D&I Index 2024. O índice é uma das principais ferramentas utilizadas por investidores para identificar empresas com práticas avançadas em diversidade e inclusão.
Foto: Shutterstock