02/12/2024 - 12h34
Danone Brasil lança programa de mentoria para impulsionar a liderança feminina
Filial brasileira já possui 52% dos cargos gerenciais e de diretoria ocupados por mulheres
Em um país com população composta majoritariamente por mulheres – no Brasil, são 51,5%, segundo o censo do IBGE de 2022 –, a representatividade feminina em cargos de liderança no ambiente corporativo é de apenas 39,1%. Para contribuir na mudança desse cenário, a Danone criou o Mentoria D'Elas, programa para acelerar a presença de mais mulheres em posições estratégicas no negócio, por meio de capacitação e troca de experiências.
A iniciativa, desenvolvida em colaboração com o grupo de Afinidade de Gênero da empresa, tem como líder Marina Fernie, vice-presidente de Marketing. Segundo ela, o programa tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades de liderança e comunicação das colaboradoras, promovendo uma mudança significativa, não apenas nas trajetórias profissionais individuais, mas também na mentalidade coletiva, já que uma das metas da Jornada de Impacto da Danone é alcançar o equilíbrio de gênero em seus cargos de gestão até 2030, globalmente.
"A Danone tinha como meta ter 40% de mulheres em cargos gerenciais e de diretorias até 2025, porém já ultrapassamos esse número com 52%. Agora, nosso desafio é preparar mais mulheres para compor o quadro geral e assumir cargos de CEOs. Por isso, a primeira edição da Mentoria D'Elas nasce para inspirar e preparar as profissionais da companhia", destaca Marina. Atualmente, 48% do time brasileiro é formado por mulheres, cis ou trans.
Com duração de seis meses, o programa é composto de em quatro fases e conta com mais de 50 participantes. A trilha de desenvolvimento engloba:
Alinhamento e Preparação: As participantes são conectadas com suas mentoras em encontros mensais, para estabelecer objetivos e expectativas.
Desenvolvimento Progressivo: As mentoradas embarcam em uma jornada de autodescoberta e crescimento. Com o apoio de suas mentoras, identificam suas áreas de desenvolvimento e traçam um plano personalizado para alcançar seus objetivos.
Implementação e Ação: Com um plano definido, elas participam de atividades práticas projetadas para impulsionar seu crescimento profissional. Este é o estágio onde a aprendizagem se traduz em ações.
Avaliação e Reflexão: Ao final do programa, as participantes fazem uma autoavaliação, refletindo sobre seu progresso e identificando áreas para contínua evolução. O feedback das mentoras é importante neste estágio, ajuda a solidificar as lições aprendidas e definir futuras estratégias de fortalecimento.