Notícia

Diversidade & Inclusão

07/04/2025 - 10h39

TIM lança programa de mentoria focado na carreira de mulheres em tecnologia

Iniciativa desenvolve profissionais de nível pleno ou que estejam mudando para o setor de tecnologia

 

 

Para acelerar a carreira de mulheres em tecnologia e potencializar seus talentos, a TIM lançou o Mentoria para Mulheres em Tecnologia, um novo programa de mentoria externa, desenvolvido em parceria com o ecossistema Mulheres Positivas, a CMI Business Transformation e outras empresas referência no setor.

 

Dedicada a profissionais de nível pleno, com três a seis anos de experiência no mercado nas carreiras de tecnologia, ou que estejam em processo de transição para o setor de tecnologia, a iniciativa contará com mentoras em posições de liderança sênior ou executiva na TIM ou em empresas de tecnologia e inovação, que tenham pelo menos dez anos de experiência no mercado. No total, serão15 duplas de mentora e mentorada, com dez sessões 100% online, além de encontros como rodas de conversa focadas em carreira e competências digitais.

 

O programa é uma evolução do programa Mentoria Intercompany, iniciado em 2021, que já impactou mais de 440 mulheres de diferentes segmentos. O novo formato, com foco tech, terá início em maio e foi pensado para fortalecer redes de apoio e suporte profissional, além de ampliar o diálogo sobre a equidade de gênero. Durante sete meses, as participantes passarão por um processo que inclui autoconhecimento, construção de networking, inspiradas por experiências de profissionais com mais vivência no setor.

 

“Estamos criando oportunidades reais para que mulheres possam se desenvolver, liderar e construir o futuro da tecnologia. Conectar conhecimentos e histórias é um movimento capaz de transformar realidades e fortalecer redes de inspiração e confiança. A partir dessa oportunidade de desenvolvimento profissional, tenho a certeza de que as participantes poderão ampliar a visão de carreira e construir juntas um legado de empoderamento, sororidade e inovação.”, comenta Maria Antonietta Russo, vice-presidente de Pessoas, Cultura e Organização da TIM.

 

Para Fabi Saad, fundadora do ecossistema Mulheres Positivas, o programa tem relevância estratégica dentro do mercado de trabalho. “A equidade de gênero na tecnologia é um desafio global, e iniciativas como essa são fundamentais para acelerar a presença feminina no setor. Criar conexões e oferecer mentoria para mulheres que querem crescer na área de tecnologia é uma forma concreta de impulsionar mudanças e abrir novas portas para futuras líderes.”

 

EXPANSÃO PARA OUTRAS ÁREAS

Também está prevista uma segunda fase do programa, prevista para o próximo semestre, visando outros setores da sociedade, como o agronegócio. A ideia é expandir ainda mais as oportunidades para maior representatividade de mulheres em setores diversos, reforçando o compromisso da TIM com a equidade de gênero.

 

Além das sessões de mentoria, o programa prevê a criação de uma comunidade entre as participantes, bem como rodas de conversa coletivas com foco em carreira e acesso exclusivo a cursos no App Mulheres Positivas.

 

As inscrição se encerram amanhã (8) e as profissionais que não forem selecionadas terão acesso a ações específicas de desenvolvimento, carreira e competências digitais, além de licenças premium do app Mulheres Positivas, que oferece clube de benefícios, podcast semanal, ELASflix e conteúdos exclusivos, para além de cursos e vagas.

 

 

Foto: Shutterstock