25/08/2022 - 15h11
Arquivei contrata Renata Baccarat como CHRO
Profissional, que já trabalhou no iFood e na Bacardi, chega após a maior rodada de investimentos na startup
A Arquivei, startup especializada em soluções para gestão e análise de documentos fiscais, anunciou a chegada de Renata Baccarat para a posição de Chief Human Resources Officer (CHRO). Sua missão no cargo é levar mais humanização para a área de Pessoas, garantir o crescimento da empresa, definir o EVP e Employer Branding. Ela chega também para fortalecer a cultura e implementar práticas modernas de gestão da Arquivei, que, em dezembro passado, recebeu um aporte da ordem de US$ 48 milhões.
"A prioridade na minha gestão será dar mais flexibilidade, cuidar de perto da saúde mental da equipe, acelerar o desenvolvimento de liderança e times, promover a diversidade e inclusão, além de criar um ambiente de alta performance no qual as pessoas cresçam e se desenvolvam junto com a Arquivei", afirma a profissional.
Anteriormente, Renata foi diretora de RH do iFood e atuou na França, Holanda e Costa Rica quando trabalhou na Bacardi, onde ficou por quase nove anos.
Renata ressalta a importância de assumir a liderança na área de Pessoas na Arquivei, não apenas por ser a oportunidade de ter uma função fundamental no negócio, mas por acreditar no grande potencial dos colaboradores. "Meu papel junto do time será de facilitadora, para que cada um de nossos game changers queiram e possam também superar as melhores expectativas que eles têm sobre eles mesmos", ressalta. "Queremos fazer isso ao mesmo tempo em que cultivamos um ambiente saudável, diverso e inovador, evidenciando todos os talentos gigantes que temos na equipe", completa.
Na visão de Isis Abbud, fundadora e co-CEO da Arquivei, a contratação de Renata deve fortalecer ainda mais a aderência à cultura e ao DNA da marca, no qual cada pessoa na empresa tem um papel importante, não importa em que área esteja. "Não há dúvidas de que ela será uma game changer, apelido carinhoso que damos a nossos novos colaboradores que chegam para mudar o jogo, sempre com evolução e aprendizado", diz, lembrando que a vaga de Renata era afirmativa, exclusivamente para mulheres. "Nossa ideia é dar o exemplo e promover a diversidade desde a alta liderança", complementa.
O NOVO RH
O principal desafio da nova jornada, diz Renata, será alinhar a cultura humanizada da marca com o seu crescimento no mercado. "Precisamos aprimorar nossa organização, sem nos tornarmos burocráticos ou verticais. Trazer novos talentos e paralelamente reconhecermos os que temos internamente, absorvendo o melhor dessa combinação. Assim, não há dúvidas que vamos acelerar carreiras e entregas sem colocar em jogo a saúde mental dos colaboradores", pontua.
Nos últimos anos, prossegue ela, o setor passou por mudanças significativas no que se refere ao modo de alavancar os negócios. O foco em performance, produtividade e eficiência se transformou em uma compreensão global da pessoa. “Confiar e acompanhar indivíduos se mostrou infinitamente mais eficiente do que controlar", complementa.
Com essa lógica de atuação, a nova contratada acredita que diversos temas que ainda estão sendo pouco estudados atualmente, como o anywhere office e os nômades digitais, serão adaptados a empresas de vários segmentos com mais facilidade. "É urgente promover o pertencimento. Temos a necessidade de preparar nossos colaboradores e lideranças para serem mais adaptáveis e resilientes do que nunca, enquanto também aprendemos a ser assim. Precisamos ser ágeis em construir as respostas e estar em constante contato com as nossas pessoas, pois a única certeza é que novas perguntas virão", conclui.
Foto: Divulgação/Arquivei