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Gestão de Pessoas

08/05/2020 - 16h11

TSB faz team building diferente para engajar equipe em home office

Agência lança mão de iniciativas criativas para surpreender e integrar os colaboradores na pandemia

 

 

Criatividade é a palavra do momento para as empresas atravessarem a pandemia e integrar as equipes em home office. Entre as organizações que vêm surpreendendo os colaboradores com frequência está a agência TSB MICE, especialista no mercado M.I.C.E. (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), que vem usando sua expertise para desenvolver ações de relacionamento a distância, como workshops e happy hours virtuais à entrega-surpresa de itens para um almoço em família na Páscoa.

 

Recentemente, a agência realizou um “team building híbrido” e preparou uma ação inusitada, que durou três dias e transformou os colaboradores – 100% em casa – em chefs, a fim de motivar o time a manter a performance durante o isolamento social.

 

A agência fez uma associação entre a culinária e o dia a dia corporativo: os colaboradores receberam grupos diferentes de ingredientes e temperos, divididos por equipes, porém, apenas um participante de cada grupo tinha as coordenadas das tarefas.

 

O primeiro “desafio” foi a integração dos times, pois os participantes precisavam encontrar os membros do seu grupo – sem utilizar nenhum canal de comunicação coletiva usado pela empresa – para trocarem informações e saberem o que deveria ser feito. O contato também foi importante para terem conhecimento dos ingredientes recebidos por todos os grupos, já que cada participante teve que enviar uma sugestão de receita com todos os produtos.

 

Concluídas todas as etapas, do corte dos alimentos à preparação de molhos, carnes e temperos, cada participante enviou os ingredientes para a sede da TSB pelo serviço de delivery contratado pela agência. Além de usarem embalagens apropriadas enviadas com os alimentos, valorizando a aparência, normas de higienização e identificação correta de cada produto, fatores como padronização, qualidade e prazo da entrega também foram avaliados, de acordo com o briefing. Os participantes gravaram vídeos da realização das atividades, já que não podiam ser terceirizadas.

 

LIDERANÇA PRÓXIMA

Após o recebimento dos ingredientes de todos os grupos, a empresa realizou uma reunião virtual para o debriefing da experiência, fazendo análise da ação e avaliação dos resultados. Também foi explicada a associação das tarefas pedidas com responsabilidade e comprometimento com prazos, comunicação entre equipe, padronização de processos, qualidade da entrega, entendimento do briefing do cliente, autonomia de execução, criatividade e liderança.

 

Os ingredientes da ação foram transformados em kits especiais com pãezinhos, carne louca e caponata de berinjela preparados por Renato Amaral, CEO da agência, e foram enviados para todos os colaboradores no dia seguinte. Além de saborear os quitutes customizados, eles puderam curtir a live exclusiva da cantora Sandra Honda em um happy hour virtual.

 

“O clima organizacional, presencial ou não, é determinante na produtividade dos colaboradores, e o sentimento de pertencer a um grupo e ser valorizado acelera processos e a empresa como um todo. Compartilhar experiências e trabalhar por um mesmo objetivo permite que o engajamento aconteça de forma natural e eficiente. A compreensão do briefing foi fundamental para eles pensarem no projeto como um todo e não apenas na função que estão executando. Valorizar e motivar o nosso capital humano é o que faz a roda girar.”, explica Amaral.

 

Em retribuição às iniciativas, os colaboradores criaram a hashtag #sememandaremboraeunaovou.

 

Fotos de abertura: Pexels e Unplash