Notícia

Gestão de Pessoas

07/02/2024 - 00h00

Headunters falam da movimentação do mercado para 2024

Passado o primeiro mês, especialistas avaliam as perspectivas para os próximos 11 meses

 

 

 

Considerados por muitos executivos como um dos principais termômetros do mercado, por saberem em tempo o real os bastidores do “vai e vêm” das lideranças e suas razões, a pergunta que os headhunters mais escutam é: e o mercado, como está?

 

Sobre essa pergunta, Bruno da Matta, sócio e diretor executivo da Tailor, que possui escritórios em São Paulo e Minas Gerais, afirma que o mercado está efervescente. “Inícios de ano costumam ser movimentados, com muitas trocas nas cadeiras executivas, reduções de quadro e adaptações, mas confesso que estou impressionado com o volume da dança das cadeiras em 2024, e isso pode ser bom!”.

 

Os motivos são os mais diversos: mudanças na estratégia da companhia, redução de custo, busca por melhoria de performance ou, muitas vezes, decisão de carreira do próprio executivo, é claro. Mas, mercado que começa movimentado, tende a seguir se movimentando.

 

Rui Furtado, sócio e diretor da ForGood, consultoria especializada em recrutamento de executivos, explica que ainda é muito cedo para prever sobre os 11 meses que virão pela frente, mas, segundo ele, “ano que começa com muitos movimentos no topo das empresas, normalmente se refletem em mudanças no resto da pirâmide que geram oportunidades em todos os níveis, ao longo do tempo”.

 

Os headhunters contam que nas próprias consultorias de executive search muitas mudanças inesperadas e surpreendentes já aconteceram nestes primeiros dias do ano. Na Tailor e na ForGood não foi diferente.

 

Após quase dez anos de casa, Tatiana Ramos deixa o quadro de sócios de São Paulo da tradicional Fesa Group e passa a figurar no da Tailor, como senior associate. “Na minha visão, finais de ano são reflexivos, hora de pensarmos no que queremos para o futuro e inícios de ano são sempre ótimos momentos para buscarmos novos ares e desafios”, diz a profissional.

 

Já na ForGood, a boa filha a casa torna. Depois de mais de três anos à frente de sua própria consultoria, Natalia Madeira retorna para a empresa que a formou headhunter, também como senior associate. “Aprendi, amadureci profissionalmente e decidi voltar a dividir os sonhos e decisões com profissionais que admiro e que me ensinaram muito”, conta ela.

 

          Tatiana e Natália representam a movimentação nas próprias consultorias de executive search
          Fotomontagem/Fotos: Divulgação

 

Foto de abertura: Shutterstock