Notícia

Gestão de Pessoas

31/07/2024 - 12h09

Nestlé lança programa interno sobre menopausa

Iniciativa inclui a andropausa e oferece consultoria médica, treinamento de líderes e vídeos de conscientização

 

 

Nem todas as pessoas que menstruam se sentem à vontade para falar do assunto ou imaginam os efeitos que essa fase pode gerar no corpo e na mente. Pensando nelas, a Nestlé anunciou um programa específico de melhoria da qualidade de vida.

 

O Guia Global para Menopausa no Trabalho foi lançado neste ano e demonstra atenção a um assunto com particularidades que atinge não apenas o sexo biológico feminino, como o sexo biológico masculino, com a chamada andropausa, também incluída no programa.

 

A política corporativa dedicada à menopausa vai além do letramento. Conta com um planejamento estabelecido que inclui a estrutura física dos escritórios, com a disponibilização de miniventiladores nas mesas e acesso a chuveiros e ambientes abertos. As medidas são pensadas para aliviar as altas temperaturas e o suor excessivo, sintomas comuns da menopausa. O guia aponta também a necessidade de adaptação de uniformes das fábricas, uma mudança de cor, como forma de reduzir a ansiedade da pessoa em ocasiões de manchas de sangramento menstrual, que costuma ficar irregular nessa fase, ou qualquer outra marca.

 

A iniciativa reforça o cuidado da empresa com as colaboradoras em uma fase da vida com grandes transformações físicas e mentais. Para a pessoa que menstrua, é o fim da preocupação com o ciclo menstrual ou com a TPM, mas o início das famosas ondas de calor, alterações de humor e até insônia, para ficar nos sinais mais simples de serem identificados e tratados.

 

“Entendemos que a chegada da menopausa acontece em um momento que pode ser o auge da vida profissional e pessoal. Como os impactos físicos e psicológicos podem ser grandes, por vezes, essas mulheres acabam renunciando à sua posição no mercado de trabalho. Não queremos que nossas profissionais sintam que essa é uma opção. Fazemos parte da rede de apoio de cada uma”, explica Kátia Regina, diretora de Total Rewards Nestlé Latam.

 

Aliado ao lançamento do Guia Global de Menopausa no Trabalho, a empresa reuniu em seu aplicativo próprio de bem-estar, disponível para todos os colaboradores uma trilha de conteúdo sobre o tema.

 

 

Foto: Shutterstock