Notícia

Gestão de Pessoas

08/08/2024 - 12h25

Governo federal inclui saúde mental dos colaboradores na NR-1

Empresas deverão garantir que as pessoas não adoeçam mentalmente por ambientes tóxicos

 

 

Em uma importante atualização das normas de Segurança e Saúde no Trabalho, a Norma Regulamentadora Nº 1 (NR-1) passará a incluir a saúde mental dos trabalhadores como um critério de gerenciamento de riscos ocupacionais. A mudança foi anunciada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no dia 31 de julho, como resposta ao crescente número de afastamentos do trabalho por questões de saúde mental, especialmente após os impactos da pandemia de covid-19.

 

A atualização introduz a identificação de riscos psicossociais no ambiente de trabalho, entre eles, assédio moral e sexual. De acordo com o novo texto, as empresas terão que implementar medidas para gerenciar esses riscos, garantindo que os colaboradores não adoeçam mentalmente pela sobrecarga ou por ambientes tóxicos. Além disso, será necessário realizar avaliações contínuas e estabelecer estratégias para prevenir situações de assédio e violência no trabalho. Ainda, as organizações deverão elaborar documentos de gestão de riscos e programas de gerenciamento de riscos e mantê-los à disposição para fiscalização.

 

Também de acordo com informações do Ministério do Trabalho, a entrada em vigor da nova NR-1 deve ocorrer nove meses após sua publicação.

 

Rodrigo Lang, especialista em gestão e carreiras da Human SA, vê essa mudança como um avanço necessário para a proteção dos trabalhadores. "A inclusão da saúde mental no gerenciamento de riscos ocupacionais é um passo essencial”, opina.

 

 Ele destaca que a identificar e avaliar esses riscos é o primeiro passo. Mas, além disso, é fundamental que as empresas implementem medidas preventivas efetivas, o que pode incluir desde a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável até o oferecimento de suporte psicológico aos funcionários.

 

“Com essa nova abordagem, espera-se que as empresas adotem práticas mais humanizadas e que valorizem a saúde mental, garantindo não apenas a segurança física, mas também o bem-estar psicológico de seus colaboradores", conclui o Rodrigo.

 

 

Foto: Shutterstock