Notícia

Gestão

15/01/2025 - 10h48

Aos 20 anos, Ninecon inicia 2025 com nova cultura organizacional

Iniciativa veio em resposta ao crescimento da empresa, que triplicou de tamanho nos últimos seis anos

 

 

A Ninecon, multitech focada no mundo empresarial, inicia 2025 com a reestruturação da cultura organizacional estabelecida por seus fundadores há 20 anos. No ano passado, a empresa embarcou em uma jornada transformadora liderada pela área de Talentos Humanos, que contou com a participação da diretoria executiva e o suporte especializado de uma consultoria externa. O objetivo era fortalecer a cultura que une e inspira o time Ninecon, alinhando-a ao crescimento e à dinâmica de inovação que marca a trajetória da empresa.

 

A necessidade dessa transformação veio com o crescimento acelerado nos últimos seis anos, durante os quais a companhia praticamente triplicou de tamanho. "A cultura organizacional é o DNA vivo de uma empresa. Ela traduz sua missão, visão e valores em ações concretas, criando um norte para todos os colaboradores", comenta André Assad, CEO da Ninecon.

 

O projeto de mudança cultural teve início em abril passado. Os diretores tiveram o desafio de explorar o que realmente define a cultura da Ninecon, revisitar valores, reconhecer os avanços e identificar os elementos essenciais que merecem destaque. O resultado foi a reafirmação do alinhamento com os pilares existentes — Acolhimento (empatia, parceria, ética, confiança e integridade), Aprendizado (aprendizado constante, aprender e ensinar e paixão pelo que faz) e Resultados (responsabilidade, eficácia e foco no cliente e na solução) — e a incorporação de um novo valor: "paixão pelo que faz".

 

Com base nesse trabalho, foi consolidado o propósito da empresa: Inspirar inovação e impulsionar negócios por meio da transformação digital.

 

NA PRÁTICA

Para transformar a cultura em uma vivência concreta, o projeto identificou 22 iniciativas prioritárias, das quais cinco foram destacadas como prioridade na implementação. Entre elas, pode-se destacar a capacitação das lideranças para disseminar os valores no dia a dia e a transparência na comunicação sobre os rumos da empresa.

 

Outras iniciativas já estão programadas para os próximos anos, com a compreensão de que essa é uma jornada longa, cheia de desafios e aprendizados.

 

Além disso, foram mapeadas 45 ações de reconhecimento para valorizar colaboradores que vivem a cultura Ninecon em suas rotinas. Essas iniciativas abrangem todos os pilares e reforçam o compromisso com a integração dos valores ao cotidiano.

 

Um dos passos mais significativos foi a reestruturação do processo de avaliação de desempenho. Agora, ele foca tanto os resultados quanto os valores da cultura e suas atitudes esperadas, permitindo identificar talentos, mapear necessidades de desenvolvimento e fortalecer a adesão à cultura organizacional de forma estruturada e eficiente.

 

"Manter uma identidade corporativa robusta é fundamental para assegurar produtividade, eficiência operacional e um ambiente de trabalho inspirador. Nosso objetivo é perpetuar essa essência, independentemente das mudanças na liderança, construindo um legado cultural duradouro", destaca Edi Carlos, diretor de Talentos Humanos da Ninecon.

 

 

Foto: Shutterstock