19/02/2024 - 12h00
Segundo pesquisa, metade dos RHs aponta liderança e influência social como principais soft skills para a sua carreira
Estudo da Totvs também indica que conhecimento em IA é visto pelo RH como uma das hards skills mais importantes
Liderança e influência social são as habilidades comportamentais mais cruciais para a carreira de profissionais de RH nos próximos cinco anos. Isso é o que mostra a pesquisa Panorama das Carreiras 2030: o que esperar das profissões até o final da década?, elaborada pela empresa de tecnologia Totvs em parceria com a H2R Insights e Trends. Vale salientar que os dados são um recorte do levantamento, que contou com a participação de 477 profissionais, dos quais 7% são da área de RH.
Ainda dentre as soft skills mais importantes para profissionais da área, os entrevistados elencaram inteligência emocional (47%), pensamento analítico e crítico (28%), e trabalho em equipe (19%).
Quando questionados sobre as hard skills, 63% dos profissionais de RH indicaram gestão de talentos, 56% apontaram conhecimentos em inteligência artificial (IA) e 38% responderam gerenciamento de projetos.
Pensando na área de atuação e atual momento da carreira, 63% dos RHs destacaram que precisam aprender ou desenvolver hard skills no curto prazo, apontando como as principais: conhecimentos em tecnologia, gestão de projetos, tempo e negócios, novo idioma e conhecer mais sobre o mercado e a empresa em que atua. Em paralelo, 53% apontaram precisar desenvolver ao menos uma soft skill, como liderança, gestão de pessoas, comunicação e oratória e inteligência emocional.
Foto: Shutterstock