
26/03/2025 - 17h10
Maior parte das empresas não tem planos para equidade salarial de gênero, aponta Mercer
Empresas com 100 funcionários ou mais têm até 31 de março para divulgar seus relatórios
Um ano após o Ministério do Trabalho e Emprego ter divulgado o Primeiro Relatório sobre Transparência Salarial do país, conforme prevê a Lei de Igualdade Salarial (nº14.611/2023), as empresas ainda caminham lentamente na adoção de medidas práticas sobre o tema. É o que indica a Pesquisa Termômetro de Equidade de Gênero da Mercer, realizada no último trimestre de 2024 com 84 companhias de todos os portes e segmentos.
Segundo o levantamento, somente 21% das empresas pretendem definir estratégias de Diversidade, Equidade e Inclusão voltadas a gênero, 19% planejam executar algum plano ou ação específica sobre equidade salarial de gênero e uma quantidade ainda menor (13%) têm a intenção de criar um comitê de acompanhamento do assunto.
Quando o assunto é treinamento das lideranças para o tema, os números também apontam baixa adesão: apenas 26% das empresas têm como próximo passo montar planos nesse sentido. A maior parte (75%) optou por fazer apenas diagnósticos e 39% aguardam movimentações de mercado e dos concorrentes antes de aplicar novas medidas para reduzir as diferenças salariais entre trabalhadores.
Outro ponto que chama a atenção é que apenas 21% das empresas que divulgam o documento têm campanhas estruturadas sobre equidade salarial, com comunicação voltada ao público interno e 5% realizam comunicação regular, com a divulgação de boletins para funcionários.
Metade das companhias entrevistadas não tinham, no momento da pesquisa, campanhas em andamento, mas disseram estar abertas a iniciativas futuras.
O QUE CAMINHOU?
Do lado positivo, a amostragem revela que um número crescente de empresas vem publicando o documento. Segundo a Mercer, 82% das empresas ouvidas já divulgam o relatório, apenas 10% não o fazem e um grupo ainda menor (8%) decidiu ainda não divulgar os dados relativos à equidade salarial dos colaboradores.
Já no que se refere ao canal escolhido para a divulgação, a maior parte (88%) utiliza seu site, disponibilizando o arquivo do relatório para download. A segunda opção mais escolhida (14%) foi enviar comunicados internos, outras 10% escolheram reuniões mensais, utilizando a rede interna de comunicação (intranet) ou algum aplicativo, sem, porém, possibilitar o download. Já 4% escolheram apenas divulgar trechos dos relatórios em suas redes sociais oficiais.
A pesquisa também indica que, embora o time de Recursos Humanos seja o mais envolvido no processo de divulgação dos Relatórios de Equidade Salarial, a complexidade do tema faz com que várias outras áreas das companhias participem ativamente do processo. São os casos das equipes de comunicação interna, mencionadas por 64% das organizações; Jurídico e Compliance, citadas por 58%; Diversidade e Inclusão, por 25%; e Liderança Executiva, mencionado por 23% das companhias.
VALE A LEMBRANÇA
O primeiro relatório de transparência salarial mostrou que as mulheres ganham 19,4% a menos do que os homens na mesma função.
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