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26/09/2024 - 11h17

Vivo amplia seu programa de colaboradores influenciadores

Após processo seletivo, funcionários vão compartilhar mensagens estratégicas em suas redes sociais

 

Potencializar a comunicação interna da Vivo com o poder dos influenciadores internos já é realidade para a companhia desde 2020. Agora, o programa Vivo Creators inicia uma nova etapa, na qual colaboradores atuarão também como influenciadores externos, ajudando a propagar mensagens da empresa em seus próprios perfis nas redes sociais (Instagram e LinkedIn), sempre sob a ótica de quem trabalha na Vivo.

 

A escolha dos Vivo Creators Externos aconteceu por meio de um processo seletivo interno, que avaliou critérios como comunicação, curiosidade e criatividade, além da avaliação dos perfis nas redes sociais dos candidatos. Foram 169 inscritos e dez profissionais foram selecionados para se juntar ao time de outros 30 Vivo Creators Internos, que atuam apenas na comunicação interna.

 

Além de reconhecer pessoas que naturalmente são influenciadoras, a Vivo amplia vozes diversas, contando com o olhar de cada um deles para publicar mensagens estratégicas da companha do jeito deles, com seus sotaques e características.

 

A diversidade do grupo existe nos diferentes perfis de atuação (administrativo, call center, campo e lojas), regiões geográficas do país, além da diversidade de gênero, sendo 50% homens e 50% mulheres; possui 45% de pretos e pardos; mais de 30% de auto declarantes LGBTI+ e 3% de Pessoas com Deficiência. Desta forma, cada Vivo Creator traz o seu olhar para o tema proposto pela área de Comunicação Corporativa.

 

“O programa Vivo Creators está alinhado à estratégia da empresa. O conteúdo criado por estes colaboradores gera engajamento natural das pessoas por ser mais espontâneo e horizontal, de pessoas para pessoas. Em 2023, o time de Vivo Creators Internos atuou em 80 temas, gerando 326 posts, que ajudaram a reforçar as mensagens-chave da Vivo. Agora externamente, vamos ampliar nosso alcance. Afinal, não há barreiras quando falamos em comunicação interna e externa”, destaca Leandro de Freitas, diretor de Comunicação Corporativa da Vivo.

 

A nova etapa do projeto vai dar visibilidade a temas estratégicos sob a ótica do colaborar, reforçar o propósito da Vivo de Digitalizar para Aproximar, além de ser uma fonte de informação para profissionais do mercado que querem saber mais sobre o dia a dia da empresa, contribuindo também na atração de talentos.

 

EM AÇÃO

A estratégia do Vivo Creators acontece por meio de gamificação. Uma vez selecionado, o colaborador influenciador precisa cumprir um número mínimo de atividades (publicação de conteúdo) para permanecer no grupo. Em contrapartida, participa de cursos e experiências exclusivas. Eles já foram convidados para a área VIP do Lollapalooza, subiram nos trios elétricos da Vivo e do Terra durante a parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo; estiveram na festa São João Danado de Bom, em Caruaru (PE); e visitaram a SP-Arte, entre outras atividades.

 

O desenvolvimento de soft skill também é uma vantagem do programa de acordo com os participantes. Em mapeamento realizado entre os Vivo Creators, em abril de 2024, 99% destacam a criatividade como uma das cinco habilidades mais trabalhadas, seguida de comunicação assertiva (85%), curiosidade (81%), storytelling (69%)e planejamento (56%).

 

 

Foto: Divulgação/Vivo