13/02/2020 - 10h00
Pesquisa interna da Concentrix aponta motivações da nova geração no trabalho
De acordo com levantamento, o comportamento da liderança é a mais importante
O mercado vem passando por grandes transformações nos últimos anos e buscar uma vaga que incentive novos desafios está entre elas. Passar mais de 160 horas mensais em mesas isoladas e sem motivação, fazendo processos mecânicos e burocráticos para receber o tão almejado salário no início do mês ficou de vez no passado. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Concentrix, empresa global em soluções de atendimento a cliente, com seus mais de 4.500 colaboradores.
A análise, que abordou pontos como as condições de trabalho, os objetivos e as maiores inspirações dos respondentes no ambiente corporativo, pôde constatar que a nova geração está cada vez mais engajada em encontrar ambientes que fujam do tradicional e valorizem o cuidado com seus funcionários. A empresa tem sua maior parte composta por colaboradores em uma faixa etária inferior a 30 anos, sendo 30% deles em sua primeira experiência na área.
Os dados revelam que 76% das pessoas buscam inspiração na forma de atuação do seu líder para dar o seu melhor e ainda apontam que o cuidado que a empresa tem com os seus colaboradores e a cultura vivenciada no dia a dia melhoram a rotina (31%).
Melhores salários e benefícios (29%) também foram apontados como pontos importantes a serem levados em consideração pelos gestores. Porém, o que mais chamou atenção foi a preocupação que os funcionários deram ao seu crescimento dentro da empresa. Metade (50%) investe em seu desenvolvimento profissional na empresa por acreditar que a companhia proporciona grandes possibilidades para uma carreira de sucesso.
A empresa concluiu que uma cultura organizacional forte aliada com as características da personalidade da nova geração, que se adapta as adversidades e aos desafios diários, traz por consequência um aumento de produtividade, tanto na performance individual quanto na coletiva, o que agrega diferencial no meio corporativo e também contribui para que a Concentrix tenha um dos menores índices de turnover no mercado de callcenter brasileiro: 4,3% ante uma variação média de 6,5% e 10%.
Foto: Berkeley/Unplash