02/09/2020 - 11h43
Alpargatas abre inscrições para programa de Trainee Global 2021
Processo seletivo conta com vagas no Brasil, Europa, Estados Unidos e Hong Kong
Dona das marcas Havaianas, Osklen e Mizuno, a Alpargatas está recrutando 20 jovens talentos para a turma de trainees de 2021. O programa acontece também nas operações internacionais da empresa. Serão 16 vagas para a sede em São Paulo, duas para o escritório de Madri (Espanha), uma para Los Angeles (EUA) e uma para Hong Kong. O prazo para inscrições vai até 5 de outubro; no Brasil, o salário é de R$ 7 mil.
"Trabalhamos o desenvolvimento dos trainees para encorajá-los a propor novas ideias e melhorias em qualquer área ou processo da empresa. Aqui, eles não encontrarão barreiras para o crescimento pessoal e profissional”, afirma José Daniello, diretor de Pessoas da Alpargatas.
Durante a trajetória na empresa, o trainee aprenderá a desenvolver projetos percorrendo uma jornada empreendedora, propondo soluções e novas formas de atuação para colaborar ativamente com o desenvolvimento do negócio. “Buscamos jovens que tenham potencial para serem os próximos líderes da Alpargatas ao redor do mundo. Valorizamos a experimentação com propósito e a tolerância ao erro para aprendizados rápidos e resultados excepcionais”, afirma Roberto Funari, CEO da Alpargatas.
PROCESSO SELETIVO
O candidato deverá passar por um processo seletivo com seis fases: inscrição, testes online (de inglês, cognitivo e comportamental), dinâmica de grupo em formato de game board, Alpa Challenge (desafio online, com a participação de gestores das áreas), entrevistas individuais com o time de Pessoas e, por fim, a entrevista final em um painel com CEO e diretores.
Os selecionados começam a trabalhar na segunda quinzena de janeiro de 2021 e passam por um programa com duração de 12 meses, dividido em quatro etapas, para depois ingressar nas áreas em que mais se identificarem. Todas as ações são pautadas nos pilares de negócio da Alpa: presença global, digitalização, inovação e sustentabilidade. O processo de desenvolvimento é o mesmo tanto para os trainees brasileiros quanto para os internacionais.
Na primeira etapa, o “onboarding”, o trainee faz uma imersão no universo da empresa, conhecendo a cultura, os processos, o time, a rotina, as marcas e o portfólio de produtos. Já o “job rotation” proporciona contato direto com os consumidores da Alpargatas, vivenciando a rotina de uma das lojas, e atuação em áreas internas, aprofundando o conhecimento sobre o negócio. Na fase de “desenvolvimento de projetos”, o trainee tem a oportunidade de tirar suas ideias do papel, impactando diretamente o atingimento de metas e gerando resultados sustentáveis para a empresa.
Na penúltima etapa, o trainee poderá expressar sua preferência de área de atuação e, a partir de uma análise do time de Pessoas da Alpargatas, sua nova posição de trabalho será sugerida. Por último, o “fechamento do programa” contempla a apresentação de um projeto desenvolvido em encontro global com a presença do CEO, de diretores e de convidados.
Toda a jornada conta com sessões de mentoria focadas em metodologias ágeis e de design, utilizando diversas ferramentas para a condução dos projetos e incentivando conexões com quem já fez a transformação acontecer no Brasil e no mundo. Além disso, durante todo o ano, os trainees participam de workshops, bate-papos e visitas para aprendizagem das competências necessárias ao desempenho das atividades da empresa.
No programa de 2020, por exemplo, os trainees nacionais e internacionais participaram de uma ação voluntária em Ingá (PB), colaborando na reforma da Escola Municipal Major José Barbosa Monteiro, sob a coordenação do Instituto Alpargatas, braço de responsabilidade social da empresa que tem por objetivo melhorar a qualidade da educação pública nos municípios onde a Alpargatas tem atuação.
Imagem de abertura extraída de vídeo do programa Trainees 2021