11/12/2024 - 19h24
Para 72% da geração Z, o propósito no trabalho vale mais que o salário mensal
Pesquisa da Pluxee confirma que esses jovens estão redefinindo o conceito de sucesso profissional
A geração Z, nascida entre 1997 e 2012, está redefinindo o conceito de sucesso no mercado de trabalho, com foco em valores que vão além dos salários. Uma nova pesquisa da Pluxee, empresa de benefícios e engajamento para colaboradores, com base em uma amostra de 2.151 participantes de diferentes gerações, apontou que 72% compartilham que ter um propósito no trabalho, atualmente, é um dos fatores determinantes para quem busca fazer a diferença no ambiente corporativo e fora dele também.
Liderança: mais que status
Embora a estabilidade financeira ainda seja importante para 70% dos trabalhadores de diferentes idades, os nativos digitais da GenZ se destacam pela busca por experiências de trabalho significativas e sustentáveis. A pesquisa aponta que mais da metade (51%) dos jovens manifestam interesse em cargos de liderança, movidos por um desejo mais focado em fazer a diferença em suas funções e não apenas pelo status.
"O que observamos na geração Z é uma combinação única de ambição e valores", afirma Monica Torquato, gerente de Treinamento e Desenvolvimento da Pluxee. "Esses jovens estão em busca de carreiras que façam sentido, onde possam alcançar segurança financeira e, ao mesmo tempo, contribuir para um ambiente de trabalho saudável e alinhado com seus ideais. Essa abordagem mais silenciosa, focada nos impactos que a vida profissional pode gerar na vida pessoal, desafia as empresas a adaptarem suas práticas."
Valores e bem-estar em primeiro lugar
Outros dados do levantamento reforçam essa tendência: 62% do grupo Z prioriza um ambiente de trabalho saudável e equilibrado, que esteja em sintonia com seus valores, alavancando questões importantes: diversidade e inclusão, seguido por oportunidades de desenvolvimento profissional e flexibilidade entre vida pessoal e profissional.
O estudo também aponta que 76% destacam a saúde mental como um aspecto importante no ambiente profissional, reforçando a exigência por locais que promovam bem-estar.
"A geração Z é uma força silenciosa, mas poderosa; sua ambição é profunda e movida por um propósito maior", observa Monica. "Estamos falando de uma geração que busca mais do que apenas um bom salário — eles anseiam por experiências que nutram sua qualidade de vida e satisfação pessoal. Para conquistar e manter esses talentos, as empresas precisarão inovar, rompendo com velhos paradigmas e oferecendo ambientes que realmente façam a diferença na vida desses jovens."
Foto: Shutterstock