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Publieditorial

06/07/2021 - 15h48

Um novo olhar sobre a gestão de pessoas com foco na cultura digital

ePharma investe em ressignificação do capital humano a partir de modelos aplicados por Google e Netflix

 

 

De uma administradora de benefícios de medicamentos a uma healthtech integradora do ecossistema brasileiro de saúde. Para consolidar essa profunda mudança de posicionamento estratégico, a ePharma decidiu, literalmente, olhar para dentro e entendeu que o primeiro passo da transformação seria estimular um novo mindset de seus 340 colaboradores. E, para ressignificar sua gestão de pessoas, a empresa mirou em modelos bem sucedidos de players da cultura digital, como Google, Netflix e Spotify.

 

O pilar dessa reconfiguração do RH é a implementação da metodologia OKR (Objectives and Key Results), que preconiza o empoderamento dos times e a gestão ágil de desempenho com foco na comunicação transparente e na conexão e alinhamento pleno das equipes. “Desenvolvemos uma plataforma comum e que pode ser acessada por todos os profissionais. Nesse canal, estabelecemos os objetivos a serem alcançados e detalhamos os resultados-chaves para alcançar a performance desejada”, ressalta o diretor corporativo Marcos Inocencio.

 

O acompanhamento das metas é realizado mensalmente e, a cada trimestre, o colaborador apresenta sua prestação de contas, mesmo período em que a ePharma promove a renovação dos objetivos estratégicos – com base na direção da companhia. “Esse grau de transparência contribui para cultivar um ambiente colaborativo e incentivar a cultura da experimentação. Queremos owners e não simplesmente colaboradores. Nesse contexto, o empoderamento representa um agente transformador”, acrescenta.

 

NOVO PADRÃO DE AVALIAÇÃO

A adoção do conceito Two Tails Performance, que foge do sistema trivial de concentração de esforços nos melhores talentos, também integra esse ambiente de transformação. A partir de soluções de data driven, a empresa identifica os 25% de colaboradores mais bem avaliados e os 25% com piores resultados, cruzando as informações por período para aferir a evolução de desempenho.

 

“Conseguimos aprimorar o padrão de novas contratações ao detectar, de forma mais precisa, as características do grupo com maior escore. Mas, fundamentalmente, esses profissionais servirão de parâmetro para lapidar os 25% que estão abaixo da curva. É esse conhecimento que conduz à excelência”, acredita Inocencio.

 

MARKETPLACE DE BENEFÍCIOS

Em meio a essa jornada da ePharma para empoderar a equipe, a pandemia também surgiu como gatilho para estimular uma nova percepção sobre as relações de trabalho. E o resultado foi a criação de um programa inovador de concessão e administração de benefícios, baseado na flexibilidade e no compromisso em democratizar o bem-estar dos colaboradores.

 

Por meio de uma plataforma de marketplace, a empresa disponibiliza benefícios flexíveis à sua equipe, conforme a decisão de cada profissional e contemplando também eventuais dependentes. O valor utilizado pela companhia no plano convencional é transformado em pontuações, calculadas com base na hierarquia, posição profissional e na média financeira aplicada pelo mercado corporativo. Cada ponto equivale a R$ 1 e, uma vez por ano, os colaboradores poderão escolher para onde vão destinar os recursos em um ambiente 100% digital.

 

Além de itens como assistência médica, farmacêutica, vale-alimentação e refeição, o colaborador tem acesso a cartão de compras, academia, serviços de saúde sob assinatura, clube de descontos em estabelecimentos comerciais e também um app que viabiliza empréstimos financeiros por meio de antecipação salarial. “Mais do que um simples incentivo, nosso time ganhou autonomia para definir como vai investir seus benefícios e passou a ter acesso a uma autêntica ferramenta de educação financeira”, observa.

 

SAÚDE EM EVIDÊNCIA

Outro exemplo de incorporação da cultural digital está no programa Conexão Saudável, iniciativa que aproximou ainda mais a direção e os profissionais da ePharma em um momento tão desafiador como o da pandemia. Assimilar como as pessoas estão lutando contra a ansiedade é o ponto de partida desse projeto.

 

Para atingir esse objetivo, a ePharma já patrocinou dez lives nos últimos 12 meses, com a proposta de aumentar o conhecimento dos colaboradores sobre saúde mental. A empresa mantém ainda três plataformas que asseguram contato remoto com profissionais de saúde, extensivo aos dependentes; acompanhamento psicológico; e interação diária sobre temas associados a sono, alimentação, bebida e relacionamentos, sempre obedecendo aos princípios de confidencialidade e anonimato.

 

Para a ePharma, uma equipe renovada e pautada pelo senso de inovação é o que pavimentará seu caminho de transformação.

 

Foto de abertura: Pexels