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Publieditorial

07/06/2023 - 18h00

Coaching executivo na prática

Antonio Ornellas, da TCS Creatives, aponta quais são os ingredientes necessários

 

 

 

 

Por Antonio Ornellas*

 

 

O processo de Coaching é um presente! Sempre repito essa frase quando inicio processos de coaching, não porque é uma forma de fazer marketing de nosso trabalho, mas porque realmente é um processo transformador que agrega valor para a vida pessoal e profissional.

 

Como estamos há 14 anos no mercado atendendo organizações de renome e executivos em posições complexas, podemos dissertar sobre o assunto sem dificuldade.

 

O processo de Coaching é um processo rico de ampliação de consciência onde coach e coachee trabalham em parceria para atingir objetivos de curto, médio ou longo prazo. Para que o processo de transformação ocorra, são necessários alguns ingredientes, tais como:

 

Princípio da voluntariedade – Por mais que a empresa ou a área de Recursos Humanos considere necessário e importante que os líderes façam Coaching, ele não pode ser um processo obrigatório. Os processos de coaching que partem do princípio da obrigatoriedade são, na maioria das vezes, ineficazes. O líder ou coachee que inicia um processo de coaching para cumprir tabela ou para ficar bem na foto irá se beneficiar pouco do processo. Cabe uma conversa franca entre RH, Gestor e Coachee da empresa sobre a prontidão e interesse dos coachees.

 

Coaching não resolve tudo – Algumas vezes a empresa oferece coaching para líderes que não estão desempenhando bem o seu papel há muito tempo ou estão demasiadamente desgastados na empresa. Novamente aqui cabe uma conversa franca sobre o tipo de suporte que uma consultoria irá prover e, o processo de transparência precisa acontecer.

 

Momento certo para fazer Coaching – Em nossa consultoria aplicamos uma ferramenta que se chama Coachability Index. É uma ferramenta que investiga a prontidão do coachee para iniciar um processo de Coaching. Algumas vezes, o processo de coaching não é fácil, exige humildade para enxergar pontos de melhoria, comprometimento com a mudança, profundidade e presença nas sessões.

 

O Coach não pode ser um portador de recados da empresa ou do Gestor. Algumas vezes nos deparamos com solicitações do tipo: A pessoa se veste mal, tem mal hálito, etc. É de extrema importância que as responsabilidades sejam compartilhadas. O coach é um profissional com formação em desenvolvimento de competências, um especialista no desenvolvimento humano, não é um veículo para feedbacks que a empresa ou o gestor não tem coragem de dar. Durante o processo de Coaching as responsabilidades precisam ser compartilhadas. Recursos Humanos é o grande guardião do processo. O líder é o grande responsável por direcionar o processo, dar feedbacks, inspirar e engajar o coachee.

 

Tipos de Coaching

Existem finalidades diferenciadas para processos de coaching e isto precisa ficar claro para todos. Por quê? As vezes há processos em que o líder tem um problema evidente de performance, mas a empresa convida o Coach para o desenvolvimento de competências para uma próxima gestão. No decorrer do processo percebe-se que há muito mais a se trabalhar do que foi citado na reunião inicial.

 

Os tipos de Coaching variam com relação a metodologia e ferramentas. Segue abaixo um racional sobre os processos:

 

Coaching para desenvolvimento de competências, parte do princípio de que há algumas competências que precisam ser refinadas e alinhadas com a organização.

 

Coaching para Sucessão, é o processo em que vamos trabalhar competências relacionadas ao próximo passo. O olhar é diferente!

 

Coaching para apoiar a adequação/ adaptação cultural. Esse processo visa entender e ajudar o coachee no fit com os valores e crenças de organização.

 

Coaching para melhoria de performance, é o processo que visa ajudar o executivo a ampliar a consciência sobre como ele pode melhorar o seu desempenho e resultados.

 

Coaching de Carreira visa reunir ferramentas e um olhar para a carreira do executivo, seus motivadores, objetivos, talentos, visão de longo prazo.

 

Clareza de Papéis

O Cliente é sempre o Coachee e a empresa é a patrocinadora do Processo. Este ponto é crucial para o sucesso do processo. O Coachee é o grande protagonista do processo e responsável pelas grandes transformações. O processo precisa ser confidencial e partir da premissa ética da transparência e proteção de qualquer informação obtida na relação de coaching, a não ser que tenha sido dada a autorização para a divulgação.

 

Conflitos de Interesse

Sempre que houver algum tipo de relacionamento que possa ser conflituoso o profissional de Coaching deve se pronunciar. Isso diz respeito à existência de algum relacionamento pessoal com o coachee, alguma questão financeira. O coach é sempre um profissional neutro que facilita e apoia o desenvolvimento humano.

 

Princípio da “Igualdade”

O profissional de Coaching é por natureza, inclusivo e guardião do princípio da igualdade relacionada à raça, etnia, origem, cor, gênero, orientação sexual, identidade de gênero, idade, religião, situação de imigração, deficiência física ou mental, e outras áreas onde haja diferença humana.

 

Duração do Processo

 Embora o mercado tenha instituído um certo padrão de número de sessões, estas variam muito conforme cada coachee. O processo de desenvolvimento de competências é atemporal... não obedece a um número de sessões. As vezes são necessários dois processos de coaching para um mesmo coachee.

 

Por fim, quem ainda não fez e deseja fazer um processo de coaching saiba que é uma jornada poderosa e inesquecível.

 

“Seja a mudança que você quer ver no mundo.”

Mahatma Gandhi

 

*Antonio Ornellas é executive coach, PCC, sócio-fundador da Consultoria TCS – Talent Creative Solutions

 

 

 

A TCS – TALENT CREATIVE SOLUTIONS É UMA CONSULTORIA

ESPECIALIZADA EM DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

 

Visite https://www.tcs-creative.com e confira os nossos diferenciais:

 

► Experiência prévia como Executivos no mundo corporativo, tendo pertencido a grandes organizações e vivenciado o desafio de liderança e gestão de negócios

 

► Formação em Coaching por escolas credenciadas ao International Coach Federation – ICF

 

► Mais de 5.000 horas de Coaching de Executivos em diferentes funções

 

► Capacidade e expertise para entregar programas globais em inglês e espanhol

 

► Metodologia e Ferramentas da Universidade de Columbia (CCCP)

 

 

Foto: Freepik