15/09/2023 - 10h09
Principais motivos de afastamento de trabalho em 2022
Maratona indica os benefícios que Programas de Qualidade de Vida geram para as empresas
O afastamento do trabalho é um evento que ocorre quando um colaborador se ausenta de suas atividades laborais por um período superior a um dia. Isso pode ser causado por diversos fatores, como doenças, acidentes, licenças, entre outros. Em 2022, o cenário de afastamentos no trabalho sofreu mudanças significativas em relação aos anos anteriores. Embora a Covid-19 ainda tenha impactado a saúde e proteção dos trabalhadores, sua relevância diminuiu, passando da 5ª para a 16ª posição na lista dos principais motivos.
Atualmente, as lesões, doenças do sistema osteomuscular e transtornos mentais ocupam as três primeiras colocações no ranking.
Os dados são de um levantamento da consultoria B2P, que revela que as razões por trás dos afastamentos exigem uma abordagem estratégica por parte das empresas. Nesse sentido, programas de qualidade de vida no trabalho podem ajudar a reduzir esses números.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DE AFASTAMENTO DE TRABALHO?
Em 2022, as empresas enfrentaram um panorama desafiador no que diz respeito ao afastamento de trabalhadores. Aqui estão as 10 principais causas desse fenômeno:
1. Lesões relacionadas ao trabalho foram a principal causa de ausência dos trabalhadores, o que ressalta a importância das medidas de segurança no ambiente laboral para prevenir acidentes.
2. Doenças do sistema osteomuscular são aquelas que afetam o sistema musculoesquelético, ocasionando dor, inflamação, rigidez ou deformidade. Isso inclui lesões por esforços repetitivos (LER), dorsalgias (dor nas costas) e hérnias de disco.
3. Transtornos mentais como estresse, ansiedade, burnout e depressão, foram responsáveis pela terceira maior causa de afastamento dos colaboradores em 2022, ressaltando a importância da adoção de medidas para preservação da saúde mental no trabalho.
4. Fatores que influenciam o estado de saúde incluem situações que exigiram cuidados médicos ou odontológicos, tais como exames, cirurgias, internações ou tratamentos, relacionados a doenças pré-existentes ou adquiridas no trabalho.
5. Doenças digestivas, como a gastrite e a úlcera, refletem a necessidade de promover hábitos alimentares saudáveis no trabalho, uma vez que são causas significativas de afastamento.
6. A gravidez envolve diversos cuidados desde o pré-natal até o período pós-parto, podendo levar as trabalhadoras ao afastamento temporário.
7. Doenças circulatórias, como problemas cardíacos e vasculares, incluindo infarto, AVC e hipertensão, estão entre as principais causas de afastamento. Isso ressalta a importância de implementar programas de prevenção nas empresas.
8. Doenças do sistema nervoso incluem condições neurológicas, tais como enxaquecas, epilepsia, esclerose múltipla e Parkinson.
9. Doenças do aparelho geniturinário englobam condições que afetam o funcionamento dos órgãos reprodutores ou urinários dos trabalhadores, resultando em sintomas como dor, ardência, sangramento ou infecção.
10. Doenças do sangue são aquelas que afetam a composição ou circulação sanguínea, resultando em anemia, hemorragia, coagulação ou imunidade baixa.
COMO OS PROGRAMAS DE QUALIDADE DE VIDA CONTRIBUEM PARA A REDUÇÃO DOS AFASTAMENTOS
Os Programas de Qualidade de Vida (PQV) são iniciativas que visam melhorar a saúde física e mental dos colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Esses programas podem incluir ações como:
• Ginástica laboral;
• Sessões de mindfulness;
• Palestras sobre saúde e bem-estar;
• Programas de atividade física e alimentação saudável;
• Campanhas de vacinação e exames periódicos;
• Horários flexíveis, home office e outras modalidades que permitam uma melhor conciliação entre vida pessoal e profissional;
• Acesso a serviços médicos e psicológicos;
• Melhoria das condições de segurança e saúde no trabalho.
Ao implementar PQVs, as empresas podem reduzir significativamente os afastamentos relacionados a lesões e doenças ocupacionais. Por exemplo, a promoção da ergonomia adequada e da prática regular de exercícios pode prevenir problemas osteomusculares e do tecido conjuntivo. Além disso, o apoio psicológico e ações voltadas ao gerenciamento do estresse podem ajudar a diminuir os transtornos mentais e comportamentais.
OUTROS BENEFÍCIOS QUE OS PROGRAMAS DE QUALIDADE DE VIDA GERAM PARA AS EMPRESAS
Além de reduzirem o número de afastamentos, os Programas de Qualidade de Vida trazem outros benefícios significativos para as empresas, tais como:
1. Aumento da produtividade: Empregados saudáveis e satisfeitos tendem a ser mais produtivos e engajados em suas atividades.
2. Redução do absenteísmo: A melhoria da saúde física e mental dos colaboradores pode diminuir a quantidade de faltas e licenças médicas.
3. Melhoria do clima organizacional: Um ambiente de trabalho saudável e agradável contribui para o bem-estar dos profissionais e melhora a relação entre colegas e gestores.
4. Retenção de talentos: Trabalhadores que se sentem valorizados e cuidados têm uma maior probabilidade de permanecer na empresa, reduzindo os custos com contratações e treinamentos.
5. Valorização da imagem: Ao demonstrar preocupação e responsabilidade social com os seus colaboradores, as empresas melhoram a sua reputação e atraem mais clientes, parceiros e talentos.
Em tempos de excesso de informação, aumento de competitividade e escassez de mão de obra qualificada, implementar programas de qualidade de vida é uma forma eficiente de contribuir para o bem-estar dos colaboradores ao mesmo tempo em que cuida da saúde da empresa.
Somos a MARATONA QUALIDADE DE VIDA, empresa que,
há mais de 30 anos, é especializada em aumentar o índice de saúde e
bem-estar nas empresas a partir de programas de qualidade de vida,
palestras e eventos promovidos no Brasil e na América Latina.
Entre em contato conosco para juntos entendermos as necessidades dos colaboradores e da empresa,
criando, assim, um Programa de Qualidade de Vida personalizado, que contribuirá para aumentar
a felicidade e o engajamento no ambiente de trabalho.
Maratona Qualidade de Vida
(11) 3034-3317