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05/09/2024 - 11h24

Como melhorar a experiência do colaborador através do onboarding

Uma abordagem de tamanho único para a integração pode ser ineficaz, diz cofundador da Botnicks

 

 

Por Daniel Oliveira, cofundador da Botnicks

 

Como cofundador da Botnicks, atuo no setor de RH há quase 5 anos, e o que pude observar durante esse período é como o onboarding de colaboradores é capaz de influenciar o envolvimento, produtividade e retenção de talentos a longo prazo. Apesar disso, a integração do colaborador, mesmo sendo uma fase indispensável do ciclo de vida do colaborador, é frequentemente negligenciada, resultando apenas em uma breve apresentação da empresa.

 

Para melhorar a experiência do funcionário por meio da integração, as empresas precisam se concentrar na criação de um programa de integração estruturado, de apoio e personalizado.

 

Antes de entrarmos de fato nas estratégias para uma boa integração, devemos falar sobre a experiência do colaborador ou employee experience (EX), esse tema vem atraindo cada vez mais a atenção dos profissionais de RH. Segundo relatório da Deloitte - Global Human Capital Trends de 2017, 80% dos executivos consideram EX “importante” ou “muito importante” para eles e suas empresas.

 

A experiência do colaborador é a soma de várias vivências acumuladas desde a fase de recrutamento e seleção até o desligamento. No entanto, é durante o onboarding que essa experiência se cristaliza. A questão é que essas vivências podem ser tanto positivas quanto negativas, e, como diz o famoso ditado, "a primeira impressão é a que fica". Portanto, é importante garantir que as primeiras interações com o colaborador sejam boas.

 

Jacob Morgan, uma das principais referências em Employee Experience, constatou em seu livro "The Employee Experience Advantage" que as empresas que mais investem em EX superam as demais no desenvolvimento dos funcionários, são 4,2 vezes mais lucrativas e possuem 2,1 vezes mais receita média.

 

Quando focamos na forma como um novo funcionário é recebido e integrado na empresa garantimos que estamos construindo uma base sólida para o seu sucesso e bem-estar. Por isso, um bom onboarding influencia positivamente na experiência do colaborador de várias maneiras.

 

O onboarding eficaz reduz a taxa de rotatividade de funcionários, pois os colaboradores que recebem uma introdução adequada e têm uma compreensão clara de suas funções e responsabilidades são menos propensos a deixar a empresa nos primeiros meses

 

Além disso, o treinamento personalizado durante o onboarding permite que os novos contratados adquiram as habilidades necessárias para desempenhar suas funções de maneira eficiente. Esse desenvolvimento inicial de competências garante que os funcionários possam contribuir significativamente desde o início.

 

Outro aspecto positivo do onboarding é a integração cultural, quando os valores, missão e cultura da empresa são apresentados de forma clara, coesa e envolvente, os novos colaboradores podem alinhar suas atitudes e comportamentos com os da organização. Essa integração cultural fortalece o sentimento de pertencimento do colaborador.

 

Por fim, começar em um novo emprego pode ser uma experiência estressante e desafiadora, e nesse caso, um processo de onboarding bem estruturado e acolhedor ajuda a reduzir a ansiedade dos novos colaboradores, dando a eles mais segurança e o apoio necessários para enfrentar os desafios iniciais. Isso evita que uma experiência estressante domine toda a percepção do colaborador.

 

Tendo tudo isso em mente, vamos explorar as estratégias para criar um programa de integração estruturado, de apoio e personalizado, que pode transformar a experiência do colaborador.

 

O processo de onboarding deve começar antes mesmo do primeiro dia do novo contratado, por isso, invista em atividades de pré-onboarding, pois ajudam a aliviar a ansiedade e a incerteza que frequentemente acompanham o início em um novo emprego. Você pode, mandar uma mensagem de boas-vindas calorosa, introduzi-lo à cultura organizacional, apresentá-lo a sua equipe de trabalho, fornecer acesso imediato a acessos, sistemas e recursos necessários para seu trabalho, entre outras ações que sua empresa pode promover ao recém-chegado.

 

Em seguida, estruture o onboarding dos novos colaboradores, esboce um plano de 30 a 60 a 90 dias, ou até mais, dependendo da necessidade da sua empresa. Nesse período, não esqueça de fornecer treinamentos iniciais e obrigatórios e adaptados à função do novo contratado e obtenha feedbacks regulares dos novos contratados sobre sua experiência de integração e use essas informações para fazer melhorias no processo.

 

Não esqueça de personalizar o processo. Um tamanho único não serve para todos! Cada funcionário é único, e uma abordagem de tamanho único para a integração pode ser ineficaz. A personalização da experiência de integração pode aumentar significativamente seu impacto, por isso, crie materiais de integração que reflitam a função, o departamento e as metas de carreira específicos do novo contratado. Envie a melhor mensagem, no momento certo, por um canal de comunicação adequado ao perfil dos colaboradores.

 

E por fim, utilize a tecnologia a seu favor! O uso da tecnologia pode agilizar o processo de integração e aprimorar a experiência em geral, por isso, implemente um software de integração dedicado para automatizar tarefas administrativas, acompanhar o progresso e criar um canal unificado para recursos e comunicações. E, para funcionários remotos, garanta que o processo de integração virtual seja tão abrangente e envolvente quanto a integração presencial.

 

Em suma, a tecnologia pode tornar o processo de integração mais eficiente e acessível, garantindo que os novos contratados tenham todos os recursos de que precisam na ponta dos dedos. E ainda sobra tempo para o que realmente importa, o contato com o colaborador e fortalecimento de vínculos.

 

Resumindo tudo que foi colocado aqui, melhorar a experiência do funcionário por meio da integração requer uma abordagem cuidadosa, estruturada e personalizada. Ao se concentrar no pré-onboarding, em programas de integração estruturados, na personalização do processo, na utilização da tecnologia e na melhoria contínua, as empresas podem criar uma experiência de integração que prepara os novos colaboradores para seu novo ambiente de trabalho.

 

Em última análise, uma boa experiência de integração não só beneficia o funcionário, mas também contribui para o sucesso e o crescimento geral da organização. Lembre-se, ele vai lembrar desta experiência para o resto da sua vida!

 

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