19/11/2024 - 12h49
Heineken faz balanço da Diretoria de Felicidade no seu primeiro aniversário
Estratégia foi desenhada para que a felicidade se torne parte da cultura da empresa em cinco anos
Após pouco mais de um ano da implementação da Diretoria de Felicidade, em 2023, o Grupo Heineken divulgou as iniciativas implementadas pela área que, baseada na Ciência da Felicidade, olha para a saúde dos colaboradores de maneira integral –mental, física e social. A estratégia da área foi desenhada para que a felicidade se torne parte da cultura da companhia após o período de cinco anos.
Para cuidar da saúde mental e social dos colaboradores, a Diretoria de Felicidade promove periodicamente Laboratórios de Felicidade, que têm como foco atuar na prevenção primária e evitar adoecimentos. Assim, os times são educados em relação à saúde mental com a quebra de estigmas sobre o tema, a fim de tratar as emoções com naturalidade nas agendas do dia a dia e ressaltar a importância das relações positivas, propósito e gerenciamento do estresse. Há, ainda, benefícios como o programa de acolhimento Heineken Cuida, que oferece direcionamento e tratamento de colaboradores para cuidados com a saúde mental, e o Conta Comigo, de suporte por meio de atendimento especializado, como apoio psicológico, social, jurídico, consultoria financeira e programas de saúde, 24 horas por dia, sete dias da semana.
Para o estímulo à saúde física, o grupo de engajamento Tamo Junto e em Movimento incentiva a adoção de hábitos saudáveis por meio de desafios periódicos para que os colaboradores compartilhem suas experiências e resultados na prática de atividade física. Dessa forma, a companhia promove a conexão entre as pessoas, o que gera efeitos positivos para saúde integral. Atualmente, o grupo conta com mais de 800 participantes espalhados por todas as cervejarias da companhia no Brasil.
Além disso, também são oferecidos uma série de benefícios que visam fornecer uma rede de apoio e recursos voltados para a qualidade de vida, como Wellhub, Teletrabalho, Cartão Farmácia, Licença PETernidade (pós adoção de pet), retificação de nomes para pessoas trans e o programa Nasce uma Estrela, de apoio a gestantes, puérperas, mães, pais, companheiros, casais LGBTQIAPN+ com o nascimento de um novo membro da família. Apesar de não estarem diretamente ligados à Diretoria de Felicidade, a companhia entende que contribuem para a promoção do bem-estar.
A diretora de Felicidade Corporativa, Lívia Azevedo, afirma que a felicidade já é uma realidade na empresa. “O que construímos durante esse período foi muito genuíno e acredito que esse é o motivo de nossos colaboradores se engajarem tanto e abraçarem as iniciativas. Fomos corajosos, inovadores e a liderança que acreditou na ideia desde o início tem um papel crucial para o sucesso dessa jornada", comenta.
CAPACITAÇÃO
Para garantir o engajamento de acordo com os costumes e particularidades de cada região, a companhia conta com o apoio de 1.300 Embaixadores da Felicidade – colaboradores voluntários que são capacitados para disseminar os conceitos da cultura de Felicidade Corporativa entre os colegas de trabalho. Entre as responsabilidades assumidas por eles estão o aprendizado contínuo, para garantir novos conteúdos a serem disseminados; o mapeamento de oportunidades de comunicação, celebração e reconhecimento; a capacidade de influenciar e se comunicar com as pessoas, além de criar sinergia com a liderança e engajar os colegas no dia a dia e em agendas específicas, como na Semana de Felicidade, quando são promovidas programações especiais.
Entre os embaixadores, Kimbelly Kainne comenta a experiência: "Eu me sinto conectada com os valores e princípios da Heineken, principalmente depois da diretoria. Aqui, posso ser eu mesma durante o dia a dia, mesmo em um ambiente de trabalho. Sinto que a Jornada de Felicidade promove um clima mais leve e de celebração das nossas conquistas, e me sinto à vontade para dialogar com os meus colegas. A felicidade é o que nos move e acredito que, como embaixadores, temos que conectar as pessoas e transbordar a cultura da felicidade".
Um dos pilares da estratégia da Jornada da Felicidade é o desenvolvimento das lideranças. Para isso, por meio do programa Be Leader, a companhia promove treinamentos voltados à ciência da felicidade e, neste ano, reforçou as capacitações com foco em segurança psicológica para todos os níveis de gestão.
PESQUISAS QUINZENAIS
Os resultados alcançados pela Diretoria de Felicidade são mensurados por meio de uma pesquisa que mede o nível de satisfação e felicidade dos 14 mil colaboradores. Feito quinzenalmente, o levantamento conta com cerca de 11 mil respondentes – o que indica um nível de engajamento de 82% dos colaboradores – e utiliza indicadores baseados na metodologia da psicologia positiva do psicólogo americano Martin Seligman, que avaliam: as emoções e relações positivas, engajamento, significado, realizações e vitalidade. Os resultados da pesquisa apontam um índice de satisfação e felicidade de 8,7 – em uma escala de 0 a 10.
A partir dos resultados, as lideranças são responsáveis por colocar medidas corretivas e dinâmicas com os times, a fim de promover as relações positivas. Nos casos em que as dinâmicas com as lideranças não surtem o efeito esperado, a própria equipe da diretoria vai à cervejaria para fazer as intervenções necessárias junto ao time, sempre com foco em colocar em prática a escuta ativa e promover emoções positivas.
“Foi importante estabelecer essa diretoria para dar exemplo às outras áreas de que esse é um tema estratégico para nós”, assinala Maurício Giamellaro, CEO da Heineken e o primeiro embaixador da Diretoria de Felicidade.
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